Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Pesquisa sobre saúde dos trabalhadores da saúde será apresentada em Recife

Pesquisa sobre saúde dos trabalhadores da saúde será apresentada em Recife

Diagnóstico foi traçado com base no depoimento dos próprios trabalhadores

Por Fundacentro/PE - Editado por Alexandra Rinaldi em 22/11/2017

A pesquisa “Avaliação das condições de trabalho dos servidores do Ministério da Saúde nos hospitais e policlínicas na cidade do Recife” será apresentada na próxima quarta, 29, em Recife.

Fruto de parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no estado de Pernambuco (Sinsprev-PE) e Fundacentro, a pesquisa se refere a um diagnóstico das condições de trabalho dos(as) servidores(as) do Ministério da Saúde nos hospitais e policlínicas da cidade do Recife, sob o ponto de vista dos próprios trabalhadores. Nesse contexto, foram consideradas diversas situações potencialmente causadoras de adoecimento e de acidentes, além de um perfil sócio- econômico da categoria.

O trabalho foi baseado em métodos qualitativos de coleta e análise de dados e contou com uma amostra de 279 servidores. O procedimento metodológico abrangeu revisão bibliográfica, construção do questionário, treinamento dos auxiliares de pesquisa para aplicação do instrumento, utilização do método de ajuste estatístico “ranking” e programa estatístico “R”, realização de entrevistas, tratamento dos dados e elaboração do relatório.

Os resultados constataram que os modelos de gestão, somados às condições organizacionais e físicas do trabalho nas unidades de saúde, podem contribuir para o adoecimento dos trabalhadores e potencializar a ocorrência de acidentes. Com base nos dados levantados, foram elaboradas recomendações para subsidiar o Sindsprev-PE e gestores da saúde a planejarem ações que garantam ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e decentes.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores da Fundacentro, José Hélio Lopes Batista, Gilson Lúcio Rodrigues, Luiz Antonio de Melo e André Luis Santiago Maia.

O evento de apresentação da pesquisa acontece das 9h às 12h, no auditório do Sinsprev/PE, situado à rua Marques Amorim, 174, Ilha do Leite, Recife, PE.

Informações pelo telefone (81) 2127-8333 e 3427-4775.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.