Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

PCMAT será tema de curso em Balneário Camboriú e Criciúma

PCMAT será tema de curso em Balneário Camboriú e Criciúma

Fundacentro de Santa Catarina realiza curso em parceria com Acest

Por ACS/ Débora Maria Santos em 14/11/2017

A Fundacentro de Santa Catarina, em parceira com a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) realizam, nas cidades do Balneário Camboriú (dias 28, 29 e 30 de novembro) e Criciúma (dias 05, 06 e 07 de dezembro), curso sobre Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT).

Em Balneário Camboriú será realizado das 13h às 19h, no Sinduscon-BC, localizado à rua Angelina, 555 - Municípios, Balneário Camboriú . Folder e outras informações dos dias 28 a 30 de novembro.

Já em Criciúma, o curso será também das 13h às 19h, no Crea - Criciúma, situado à rua Tomé de Souza,829 – Michel - Criciúma. Folder e outras informações dos dias 05 a 07 de dezembro.

O curso tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e do Sinduscon Seconci Grande Florianópolis.

De acordo com a Fundacentro/SC, o objetivo é possibilitar aos participantes a elaboração e execução, de forma eficaz, o Programa de Condições de Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT. Também buscam trocar experiências entre os profissionais da indústria da construção quanto à elaboração do PCMAT, buscando estabelecer princípios norteadores necessários à sua elaboração e implementação nos canteiros de obras.

Além disso, serão apresentadas a legislação e as normas brasileiras sobre segurança do trabalho na indústria da construção e sua interface com o PCMAT. Os alunos receberão instruções de como identificar os riscos presentes nos canteiros de obras e nas diversas etapas de execução das edificações, para que possam estabelecer medidas de proteção coletivas e individuais necessárias à neutralização, eliminação ou redução dos riscos presentes nos ambientes de trabalho.

O engenheiro e pesquisador da Fundacentro/SC, Artur Carlos da Silva Moreira, dará o curso nas duas cidades. Artur possui graduação em engenharia mecânica e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de segurança do trabalho, construção civil, condições de trabalho, estatísticas e acidentes de trabalho.

O curso é oferecido aos engenheiros de segurança do trabalho, profissionais do sistema CREA/CONFEA e profissionais que contribuem para a elaboração do PCMAT.

O conteúdo programático se dará da seguinte maneira:

Peculiaridade da Indústria da Construção.

Histórico da NR-18.

A legislação em SST para a indústria da construção.

Implantação do canteiro de obra.

Estrutura do PCMAT, projeto e dimensionamento das proteções coletivas e individuais, layout dos canteiros de obras, cronograma de implantação, programa educativo e princípios norteadores utilizados na elaboração de um PCMAT.

Áreas de vivências: Instalações Sanitárias, Refeitório, Alojamento, Vestiário, Área de Lazer, Lavanderia. Trabalho em sala de aula.

2º dia - Acessos Temporários de Madeiras

Escadas: conceito, dimensionamento, medidas de segurança, rampas - conceito, dimensionamento, medidas de segurança,

Passarelas: conceito, dimensionamento, medidas de segurança; proteção contra quedas de alturas: sistema de guarda-corpo e rodapé, proteção de periferia de laje, proteção em abertura de laje, proteção em vãos de elevador, plataformas de proteção, redes de proteção. Trabalho em sala de aula

3º dia - Segurança em Eletricidade

Riscos de contato direto e indireto, Quadros de distribuição de energia elétrica, Medidas de proteção contra contato com eletricidade.

Transporte de Materiais e Pessoas: Elevadores de materiais e passageiros, Gruas, Guinchos de coluna. Andaimes: Andaimes simplesmente apoiados, Andaimes em balanço, Andaimes fachadeiros, Andaimes suspensos mecânicos.

Carpintaria: Local de trabalho, Armazenagem de material, Serra circular e seus dispositivos de proteção. Equipamentos de proteção individual. Trabalho em sala de aula

Vale ressaltar que as equipes terão 20 dias para entregarem os PCMAT´s que serão corrigidos e devolvidos para adequações. Após será dado mais 10 dias para fazerem as adequações finais e enviarem ao professor. Os trabalhos serão corrigidos e devolvidos as equipes.

Informações podem ser obtidas com a Fundacentro/SC, das 8h às 17h, pelo telefone: (47) 3212-0577 ou por e-mail: sc@fundacentro.gov.br, e com Acest pelo telefone: (48) 3028-2652, das 13h às 18h.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.