Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Semana da Segurança Química ainda oferece vagas para painéis e seminário

Semana da Segurança Química - 16 a 20 de outubro

Um dos destaques é o Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade em 19 de outubro

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 03/10/2017

A Semana da Segurança Química será realizada entre os dias 16 e 20 de outubro na Fundacentro, em São Paulo/SP, com 12 eventos paralelos. Ainda é possível se inscrever para alguns deles e se atualizar sobre programas internacionais voltados para área, entendendo o impacto deles na indústria, no governo e na sociedade em geral. Também será possível conhecer as experiências nacionais de diferentes instituições e entender com se dá a implementação da segurança química no Brasil.
Uma das discussões que possibilita essa aprendizagem será realizada por meio de dois painéis em 16 de outubro: “Atividades em segurança química”, na parte da manhã, e “Intersetorialidade e Regulamentação”. As atividades desse dia, que vão das 8h30 às 16h30, são feitas através de uma única inscrição.

Em 17 de outubro, haverá uma rodada de palestras sobre segurança química. Serão abordados temas como a recém ratificada Convenção de Minamata sobre o mercúrio, nanotecnologia, armas químicas, entre outros. Inscreva-se na atividade, que vai das 9h às 16h45.

Outra oportunidade será dada pelo Painel Segurança Química, Saúde e Meio Ambiente, realizado em 18 de outubro, das 9h15 às 17h. Serão discutidos temas como silicose, prioridades da Organização Mundial da Saúde - OMS para a segurança química, toxicologia ocupacional e convenções internacionais de Estocolmo, Roterdã e Basileia. Para se inscrever, basta acessar este evento no portal da Fundacentro.

Já o Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade, voltado para a sociedade civil em geral, mostra como deve ocorrer a união de diferentes agentes para que a segurança química seja de fato implementada. Isso só é possível se a educação for um instrumento para disseminação de conhecimento não só para trabalhadores, mas para a comunidade como um todo.

Para tanto, serão discutidos temas como ensino de segurança química, com apresentações e debates com duas das principais universidades do Brasil - USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o papel das ONG’s e sindicatos, as ações educativas da Fundacentro e o projeto Educação em Segurança Química da Conasq (Comissão Nacional de Segurança Química). Além disso, haverá uma palestra sobre como a educação pode atuar frente às emergências e aos venenos agrícolas.

O Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade ocorre em 19 de outubro, das 9h às 17h30. Para participar, faça a sua inscrição.

16 de Outubro

08h30 - Recepção e inscrições

9h15 - Cerimonia de abertura

(Fundacentro, Fequimfar, Abiquim, Sindipetro, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde)

Painel Atualidades em Segurança Química

(Coordenador: Newton Richa / Universidade Federal do Rio de Janeiro)

10h - Sistema Estratégico para Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas – Saicm: os resultados das conferências de Genebra em 2015, de Brasília em 2017 e a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 (Fernando Sobrinho / Fundacentro-SP).

11h - Educação em Segurança Química - Programa Atuação Responsável® (Luiz Shizuo Harayashiki / Abiquim).

12h - Almoço

Painel Segurança Química: Intersetorialidade e Regulamentação

(Coordenador: Fernando Sobrinho / Fundacentro-SP)

13h30 - A Comissão Nacional de Segurança Química - Conasq: histórico, ações e grupos temáticos (Miriam de Oliveira / Ministério do Meio Ambiente-DF).

14h15 - A Segurança Química e a responsabilidade do profissional de Química doenças (Wagner Aparecido Contrera Lopes / Conselho Regional de Química 4ª Região-SP).

15h15 - Coffee break

15h30 às 16h30 - Benzeno, características, perigos, casos de ocupacionais, a Comissão Nacional do Benzeno e a Portaria nº 1.109, de 21.09.2016, do Ministério do Trabalho, sobre exposição ocupacional em postos revendedores de combustíveis (José Possebon / Consultor da Fundacentro).

17 de Outubro

Rodada de Palestras sobre Segurança Química

(Coordenador: Newton Richa / UFRJ)

9h - Prodir – Processo de Distribuição Responsável / transporte de produtos perigosos (Gloria Benazzi / Associquim-SP).

10h30 - O GHS – Sistema Globalmente Harmonizado para Rotulagem de Substâncias Químicas: Histórico, conceitos e a implementação no setor trabalho no Brasil (Arline Arcuri / Fundacentro-SP).

12h - Almoço

13h30 - Nanotecnologia: conceitos e projeções como tema emergente para 2020 do Sistema Estratégico para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas (Saicm) (Patricia Moura Dias / Fundacentro-SP).

14h30 - A Convenção de Minamata sobre banimento e restrição de uso do mercúrio e seus compostos: processo de ratificação e implementação no Brasil (Miriam de Oliveira / Ministério do Meio Ambiente-DF).

15h30 – Coffee break

15h45 - A Convenção sobre Proibição de Armas Químicas / uso pacífico de substâncias (Carlos Roberto da Silva / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-DF).

18 de Outubro

Painel Segurança Química, Saúde e Meio Ambiente

(Coordenador: Robson Spinelli Gomes / Fundacentro-SP)

09h15 - O Programa Nacional de Prevenção da Silicose: o caso dos lapidadores de cristal da cidade de Corinto-MG (Eduardo Algranti / Fundacentro-SP).

10h15 - Prioridades em Segurança Química do setor saúde definidas pela OMS para as metas de 2020 do Saicm (Newton Richa / UFRJ).

11h15 - Projeto Carex sobre exposição a carcinogênicos (Ubirani Barros Otero/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca / Ministério da Saúde).

12h - Almoço

13h15 - Acidente ambiental com mercúrio na cidade de Rosana-SP – descrição da investigação epidemiológica e impactos na saúde humana (Telma de Cássia dos Santos Nery / Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração – InCor /Faculdade de Medicina da USP).

14h15 - Toxicologia Ocupacional (Newton Richa / UFRJ).

15h15 – Coffee break

15h30 às 17h - As Convenções Internacionais de Estocolmo, Roterdã e Basileia: Definições e panorama atual no Brasil (poluentes orgânicos persistentes, comércio internacional e controle transfronteiriço de resíduos), casos no Brasil e atualizações da Conferência das Partes de 2017 (Walter Pedreira / Fundacentro-SP).

19 de Outubro

Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade

(Coordenador: Cleiton Faria Lima / Fundacentro-SP)

9h - Segurança Química: educação, comunidade e emergências (Agnaldo Vasconcellos / Cetesb-SP).

10h - Venenos agrícolas: educação como ferramenta de controle de exposição humana (Clóvis Meirelles / Fundacentro-SP).

10h45 - Ensino de Segurança Química: ações e propostas do Instituto de Química da USP (Reinaldo Camino Bazito / Instituto de Química da USP).

11h30 - Almoço

13h - Segurança Química: educação, comunidade e o papel das ONG´s e sindicatos (Zuleica Nycz / Fórum Brasileiro de ONG´s e Movimentos Sociais; e Itamar Sanches / Sindipetro – Paulínia).

14h - As ações educativas da Fundacentro na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST (Sonia Bombardi / Fundacentro-SP).

14h40 - Projeto Educação em Segurança Química da Conasq (Comissão Nacional de Segurança Química)/A Segurança Química nos cursos técnicos e profissionalizantes (Newton Richa / UFRJ).

15h20 – Coffee break

15h35 às 17h30 - Mesa: Educação, capacitação e difusão de informações em Segurança Química no Brasil e a Agenda do Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 (Fundacentro-PSQ, Fundacentro-Proeduc, Fundacentro-Prossar, Cetesb UFRJ, IQ-USP, FBOMS).

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.