Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro recebe Prêmio Espelhos Afirmativos

Robson Spinelli recebe o prêmio pela Fundacentro de Regina Ramalho - Foto: Edi Sousa

Homenagem foi realizada pela agência Notícia Pró Trabalho na cidade de São Paulo

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 09/10/2017

A Fundacentro recebeu o Prêmio “Espelhos Afirmativos”, na categoria instituição, da agência Notícia Pró Trabalho durante o Workshop “Novos Negócios e a Diversidade”, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, em 3 de outubro. A ideia era premiar ações que através da informação transformam a sociedade. Além de palestras, o evento promoveu um desfile inclusivo em que se valorizou a diversidade.

“Temos que dar oportunidades para todas as pessoas, independente de deficiências, porque são pessoas que farão diferença no trabalho para o Brasil”, afirmou o diretor técnico da Fundacentro, Robson Spinelli, ao receber o prêmio pela instituição.

A premiação marca a comemoração dos 4 anos de vida da agência de notícias, que escolheu uma instituição a ser homenageada para cada ano de sua existência. A Fundacentro foi a escolhida pelo ano de 2015.

“A escolha da equipe foi em relação à importância do trabalho da Fundacentro em prol da segurança e saúde no trabalho [SST]. 2015 foi o ano em que a gente esteve com a Alexandra Rinaldi [chefe da Assessoria de Comunicação Social – ACS] e foi a partir daí que começou o nosso trabalho conjunto”, recorda a editora da agência Notícia Pró Trabalho, Regina Ramalho.

A busca pela Fundacentro foi motivada por uma ação realizada naquele ano pela instituição de educação em SST voltada para as escolas de nível básico. “É um acreditar em conjunto, porque mais do que você dar EPI [Equipamento de Proteção Individual] para as pessoas, mais do que você fiscalizar, mais do que você multar, o que pode ser o maior agente transformador, de mudança em termos de cultura prevencionista, é a informação, que tem um poder gigantesco quando bem feita, bem trabalhada, e a aliança nasceu naquele momento, naquele ano”, completa a editora.

Em 2016, a jornalista fez a cobertura do IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde, realizado pela Fundacentro em São Paulo. Na ocasião, produziu três matérias sobre os seguintes temas: trabalho dos jornalistas, precarização do trabalho e expectativas do evento. Também foi realizada uma participação no programa Momento Pró Trabalhador em 4 de outubro, quando se falou sobre a história da Fundacentro e o sofrimento e prazer no trabalho do jornalista.

Já neste ano, a parceria foi aprofundada com a realização de entrevistas com pesquisadores da Fundacentro sobre diversas pautas. Todas as quintas-feiras a agência Notícia Pró Trabalho apresenta o quadro Cultura Prevencionista com entrevistados da instituição.

A comemoração também foi palco para o reposicionamento da marca da agência de notícias, que levava o nome Pró Trabalhador e agora utiliza Notícia Pró Trabalho. A ideia é mostrar o diálogo com todas as esferas do mundo do trabalho: empregador, trabalhador, governo e outras organizações de trabalho e renda. As outras instituições premiadas foram Apaf (Associação Paulista de Apoio à Família) – 2014, Espaço da Cidadania – 2016 e Apabb (Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil) – 2017.

Assista às entrevistas realizadas pela jornalista Regina Ramalho com pesquisadores da Fundacentro em 2017:

Cleiton Faria Lima, educador, especialista em Neurociência aplicada à Educação e chefe do Serviço de Ações Educativas da Fundacentro, fala sobre o “II Seminário Trabalho e Saúde dos Professores: pela promoção da saúde dos docentes" e o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas - Lei Federal 12.645/2012, comemorado em 10 de outubro.

Antonio Vladimir Vieira, químico, mestre em Engenharia Ambiental e chefe do Setor de Equipamentos de Segurança da Fundacentro, fala sobre o “Uso de máscaras para poeiras”.

Arline Arcuri, doutora em Química e pesquisadora da Fundacentro, aborda os impactos da Nanotecnologia à saúde do trabalhador.

Jorge Pontes, filósofo, mestre em Políticas Públicas e assistente em ciência e tecnologia da Fundacentro, fala sobre a precarização do trabalho em face da nanotecnologia.

Elizabete Mendonça, médica pneumologista e tecnologista aposentada da Fundacentro, aborda as doenças causadas pela sílica, como a silicose, e as causadas pelo amianto como asbestose, câncer do pulmão e mesotelioma.

Alexandra Rinaldi, jornalista, mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, chefe da Assessoria de Comunicação Social - ACS da Fundacentro, aborda comunicação de riscos.

Eliane Vainer Loeff, técnica da Fundacentro, comunicadora social com especialização em projetos sociais, fala sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Fernando Sobrinho, engenheiro químico e de segurança, tecnologista da Fundacentro, aborda acidentes químicos ampliados.

Francisco Kulcsar, engenheiro e tecnologista aposentado da Fundacentro, fala sobre trabalho em espaço confinado.

Josué Amador, engenheiro de produção e chefe técnico da Fundacentro na Baixada Santista, aborda as ações da unidade da instituição na região.

José Damásio de Aquino, físico, doutor em Saúde Pública e gerente da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho (CPT) da Fundacentro, fala sobre Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Bloco 1 // Bloco 2

Daniela Tavares, psicóloga, mestre em Saúde Pública e tecnologista da Fundacentro, aborda saúde mental no trabalho.

Bloco 1 // Bloco 2

Juliana Oliveira, socióloga, doutora em Sociologia e tecnologista da Fundacentro, fala sobre assédio sexual no trabalho.

Bloco 1 // Bloco 2

Mauro Laruccia, bacharel em Administração de Empresas, doutor em Comunicação e Semiótica e analista em ciência e tecnologia da Fundacentro, aborda inovação tecnológica no mundo do trabalho.

Bloco 1 // Bloco 2 // Bloco 3

Dalton Cusciano, advogado, analista em ciência e tecnologia da Fundacentro e doutorando em Administração Pública e Governo, fala sobre presença do idoso no mercado de trabalho.

Bloco 1 // Bloco 2 // Bloco 3

Patrícia Dias, química, doutora em Química e tecnologista da Fundacentro, aborda a exposição ao benzeno.

Bloco 1 // Bloco 2 // Bloco 3

Cristiane Queiroz, química, ergonomista, mestre em Engenharia e gerente da Coordenação de Saúde no Trabalho da Fundacentro, fala sobre assédio moral.

Bloco 1 // Bloco 2 // Bloco 3

Cristiane Reimberg, jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e analista em ciência e tecnologia da Fundacentro, aborda a História da Fundacentro e da SST.

Bloco 1 // Bloco 2 // Bloco 3

Cleiton Faria Lima, educador, especialista em Neurociência aplicada à Educação e chefe do Serviço de Ações Educativas da Fundacentro, fala sobre o aplicativo SST Fácil e educação em saúde e segurança do trabalhador.

Bloco 1 // Bloco 2 // Bloco 3

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.