Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro realiza atividades em homenagem às vítimas de acidentes do trabalho

Estresse no trabalho

Desde maio de 2005, o dia 28 de abril foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121

Por ACS/ A. R. em 18/04/2016

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotou como campanha para o ano de 2016, o tema Estresse no trabalho – um desafio coletivo, em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, nome também adotado pela Organização.

A Fundacentro, assim como em anos anteriores, continua a manter o nome “Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, criado no Canadá, em razão do acidente ocorrido em 1969, que envolveu 78 trabalhadores de uma mina no estado da Virginia, nos Estados Unidos.

Mais que um dia em memória às vítimas do evento que ocorreu há mais de quarenta anos, é também um momento de reflexão para as novas relações de trabalho que ainda se constituem de maneira penosa para o trabalhador e trabalhadora.

Sobre o estresse

O termo estresse já entrou para o vocabulário popular como sinônimo de nervoso, irritação, impaciência, agressividade. Estar estressado significa dizer que o outro está “fora de controle”, que está submetido a pressões e que não está com possibilidades de lidar com elas, está explodindo ou prestes a explodir como sugere o cartaz.

Nas últimas décadas, a globalização e o progresso tecnológico transformaram o mundo do trabalho, a introdução de novas formas de organização do trabalho, as relações de trabalho e padrões de emprego contribuíram para o aumento do estresse relacionado com o trabalho e distúrbios associados.

Confira a programação da Fundacentro em vários estados do País.

Belém/PA

Em Belém, a Fundacentro irá realizar nos dias 25 e 26, das 14h às 18h, Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: técnico.cepa@fundacentro.gov.br , ou pelo telefone (91) 3222.1973, ramal 4.

Para participar do evento, a organização do evento solicita 1kg de alimento não perecível para doação.

Fazem parte da comissão organizadora a SRTE/PA; DS-SINAIT Pará; INSS Gerência Belém; FUNDACENTRO/PA; CEREST-PA; CEREST-Regional BELÉM; FETRACOMPA; AEST/PA; Centrais Sindicais; SINTESPA; CIST Belém.

O Seminário será realizado no auditório da Fundacentro, localizado à rua Bernal do Couto, 781 Umarizal, entre Generalíssimo Deodoro e D. Romualdo de Seixas

Brasília/DF

Na sede do Sinduscon na capital federal será realizada palestra no dia 28 de abril, com base no tema da OIT. Serão duas palestras proferidas por Antonio Santana Costa, médico do Trabalho e Psiquiatra da OIT e NR-12, a ser apresentada por palestrante do SINAIT.

A palestra acontece no SIA Trecho 2/3 lote 1125 – 2º. Andar, das 9h às 12h e não há necessidade de fazer inscrição.

No dia 29, no DF, na Câmara dos Deputados, no Plenário, haverá uma sessão solene convocada pelo Deputado Federal Vicentinho para apresentar o banimento do uso do amianto. A aprovação para a sessão solene foi para ressaltar a importância do banimento no uso do amianto em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. O evento será realizado às 15h, com a participação do pesquisador e médico pneumologista da Fundacentro, Eduardo Algranti. De acordo com a Assessoria do Deputado, o evento é aberto ao público, não havendo necessidade de fazer inscrição.

Curitiba/PR

A Fundacentro no Paraná, realiza no próximo dia 28 de abril, evento alusivo ao Dia Mundial em Memória Às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O evento que este ano integra as comemorações dos 50 anos da criação da Fundacentro, conta com o apoio de várias instituições parceiras no Paraná.

As atividades serão realizadas no auditório da Fundacentro, em Curitiba. A programação na parte da manhã é composta por palestras: "O estresse e as pesquisas recentes relacionadas sobre o tema", falará sobre o tema a doutora em psicologia Ana Rúbia Wolf Gomes, da Fundacentro do Paraná; "Estresse, como lidar com este problema", a ser proferida pela psicóloga e gestora do SIASS, Cátia Yoshida e "Mente e corpo - estresse , prevenção e atenção plena", que será abordado pelo psicólogo da Fundacentro/PR , Nelson Salvo.

Na parte da tarde, a instituição dará enfoque ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, os temas das palestras serão sobre "Ações voltadas para a Prevenção do Ruído", ministrada pela doutora em audiologia Adriana Lacerda, da Universidade Tuiuti do Paraná e " Proteção auditiva com testes de vedação para plugs e abafadores, que será apresentada por Carolina Amgarten de Andrade, da 3M do Brasil.

O evento é coordenado por Maria Madalena dos Santos Pacífico e Adir de Souza, ambos da Fundacentro do Paraná. Estarão presentes no dia, as entidades parceiras, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná, MPT, SRTE e Centro Estadual de Saúde do Trabalhador. Aberto ao público, as inscrições poderão ser feitas no site da Fundacentro.

A Fundacentro do Paraná enfatiza que, desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adota o 28 de abril para conscientizar a sociedade sobre as mortes de trabalhadores. Para este ano, a OIT tem como tema "Saúde Mental no Trabalho - Um desafio Coletivo. Segundo a Organização, hoje em dia muitos trabalhadores enfrentam uma grande pressão para cumprir com as exigências da vida laboral moderna. Os riscos psicossociais, como o aumento da competitividade, maiores expectativas sobre o rendimento e longas jornadas, contribuem para que os ambientes de trabalho sejam cada vez mais estressantes.

Porto Alegre/RS

O Centro Estadual/RS da Fundacentro realizará no dia 28, sexta, o Encontro Comemorativo ao Dia 28 de Abril – Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Acidentes de Trabalho, na cidade de Uruguaiana, fronteira com a Argentina, em parceria com O Sindicato dos Técnicos do Estado do Rio Grande do Sul e do SENAC, abordando o tema Estresse no Trabalho: um desafio coletivo, definido pela Organização Internacional do Trabalho/O.I.T para este ano, por ser considerado um dos riscos emergentes no mundo do trabalho.

Interiorizar as comemorações além de cumprir a missão institucional da Fundacentro, passa a ser uma contribuição técnica educativa considerando que, cada vez mais, prolifera a formação de profissionais de nível médio em municípios do Estado do Rio Grande do Sul, que apesar dos meios de comunicação eletrônicos à disposição da maioria, demonstram possuir poucos critérios para a seleção das informações acessadas e para distinção da relevância e da veracidade das mesmas oferecidas por esse meio.

O Senac Uruguaiana está localizado na Travessa Cesar Cunha, nº 120 e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone: (55) 3412-3838, junto à coordenação do curso de Técnico Segurança do Trabalho.

Horário: das 19h30 às 21h30

O evento é aberto ao público em geral

Recife/PE

A Fundacentro de Recife realizou várias ações no mês do “Abril Verde”. Confira o calendário do mês.

Conclusão do folder e divulgação das inscrições para o curso “Avaliação e controle de riscos à saúde em radiologia diagnóstica”, a ser realizado no período de 2 a 5 de maio, em parceria com o CRCN/NE - Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste.

6 de abril

Participação na reunião ordinária do CPR-PE - Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Pernambuco, na cidade do Recife.

7 de abril

Início da fase de tabulação dos dados dos questionários relativos à pesquisa “Avaliação das condições de trabalho dos servidores do Ministério da Saúde na cidade do Recife”, que está sendo realizada em parceria com o Sindsprev/PE - Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco. A pesquisa está sob supervisão técnica de Luiz Antonio de Melo (tecnologista), Gilson Lucio Rodrigues (pesquisador) e José Hélio Lopes (educador), contando ainda com o assessoramento estatístico de André Maia (tecnologista da Fundacentro/BA).

8 de abril

Participação na reunião do Getrin - Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, no Tribunal Regional do Trabalho/6ª Região, que vai definir o calendário de atividades conjuntas para celebração do 28 de Abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

12 a 15 de abril

Dentro da programação do VII CMATIC - Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, na capital federal, o tecnologista Mauricio José Viana vai conduzir a palestra "Instalações elétricas temporárias na indústria da construção" e o educador José Hélio Lopes atuará como relator do painel “Principais causas de acidentes de trabalho na indústria da construção”.

15 de abril

Visita à FUNDACENTRO/PE dos alunos do curso de Técnico de Segurança do Trabalho da escola Grau Técnico, a ser conduzida pelo tecnologista Luiz Antonio de Melo.

18 de abril

Palestra “Técnico de segurança do trabalho - uma profissão de grandes desafios”, a ser ministrada pelo educador José Hélio Lopes para alunos da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins, na cidade de Escada, zona da mata de Pernambuco.

19 de abril

Coordenação da 216ª reunião ordinária do CPR-PB - Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba, na cidade de João Pessoa.

26 de abril

Participação na reunião ordinária da CIST - Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, no Conselho Estadual de Saúde.

28 de abril

Palestra “Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço”, a ser ministrada pelo educador José Hélio Lopes em evento promovido pelo IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal.

O III Seminário Norte Rio-Grandense de Saúde e Segurança do Trabalhador terá início às 13h e término às 22h.

Acesse o site para fazer as inscrições.

Informações poderão ser obtidas pelo e-mail: 28abril.ifrn@gmail.com ou pelo telefone (84) 4005.9921.

Rio de Janeiro/RJ

Fonte: TRT/RJ

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) e entidades parceiras estão finalizando os preparativos para a realização do evento Trabalho Seguro e gestão do estresse no ambiente laboral: um desafio olímpico, no dia 25 de abril, das 13h às 17h30, na sede do Regional. A ação acontece no âmbito do Programa Trabalho Seguro e em comemoração ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho - instituído pela Organização Internacional do Trabalho e celebrado anualmente em 28/4.

Composto por palestras de especialistas das instituições organizadoras, o evento abordará assuntos que se encontram em destaque este ano, como o estresse no trabalho, que foi escolhido pela OIT como tema para a campanha mundial de 2016, com o título "Estresse no trabalho: um desafio coletivo". Segundo a Organização, hoje em dia muitos trabalhadores enfrentam uma grande pressão para cumprir com as exigências da vida laboral moderna. Os riscos psicossociais, como o aumento da competitividade, maiores expectativas sobre o rendimento e longas jornadas, contribuem para que os ambientes de trabalho sejam cada vez mais estressantes.

Outro assunto em evidência em 2016, as Olimpíadas também serão contempladas nas palestras, que abordarão os Jogos Olímpicos sob o enfoque do trabalho decente, seus desafios e conquistas.

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

O evento é aberto a trabalhadores, empregadores e todos os que se interessam pelo tema da segurança no trabalho. Serão fornecidos certificados aos participantes que manifestarem interesse.

Os detalhes da programação do evento serão divulgados em breve, assim como o início das inscrições, que poderão ser feitas por meio do site da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) ou pelo e-mail cerj@fundacentro.gov.br.

SAIBA MAIS

O evento do dia 25/4 está sendo organizado pelo TRT/RJ, em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, a Fundacentro e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, e integra as ações do Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho), uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Santos/SP

No auditório do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, Sindipetro, a Fundacentro e parceiros realizam no dia 28 de abril, das 8h30 às 13h, o II Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista. Participam da atividade, a Gerência Regional do Trabalho e Previdência Social, SEVREST Santos, Sindipetro, Conselho Sindical da Baixada Santista representada por sindicatos de vários segmentos e Conselho Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST Santos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site da Fundacentro em “próximos eventos”. A coordenação do evento solicita aos participantes 1kg de alimento ou 1 produto de higiene pessoal para doação ao Fundo de Solidariedade de Santos.

As palestras serão conduzidas por Juliana Andrade Oliveira, tecnologista da Fundacentro e pelas professoras, Fátima Queiroz e Laura Camara Lima, ambas da UNIFESP Baixada Santista.

Informações e inscrições.

O Sindipetro está situado na avenida Conselheiro Nébias, 248.

São Paulo/SP

A Fundacentro preparou a palestra “Estresse no trabalho”, a ser realizada no dia 27 de abril, das 13h30 às 16h40, no auditório da entidade.

Aberto ao público, as pesquisadoras, Tereza Luiza Ferreira dos Santos; Maria Maeno e Daniela Sanches farão palestra sobre sobre o tema.

Confira a programação completa no site e faça sua inscrição.

Também em SP, nos dias 26, 27 e 28, a Fundacentro participa com estande, exposição de publicações e vídeos, da ExpoWork – Feira Latino-Americana do Trabalho Seguro, no Anhembi, SP.

Confira a programação.

No dia 29 de abril, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos será realizado o 21º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador. A Fundacentro, além de parceira, estará representada pela médica do Trabalho e Pesquisadora da entidade, Maria Maeno. Maeno falará sobre "O aprendizado dos fatos (fatores de risco) para incorporação da Saúde do Trabalhador nos Sistemas de Gestão das empresas". Favor confirmar inscrição até o dia 26 de abril, pelos telefones (11) 4965.9339 / 4965.9317, falar com Nildo, ou pelo e-mail: queiroz.baruc@gmail.com

Em SP, no dia 30 de abril, o Sinduscon, com apoio da Fundacentro e demais entidades, realiza o CONSTRUSER – Encontro Estadual da Construção Civil em Família. Durante o evento, haverá atividades de esporte e lazer, SST no lar e trabalho, entre outras atividades. Confira no site. O evento é gratuito.

Vitoria/ES

Com o objetivo de enfatizar as medidas que vem sendo implementadas pelos atores sociais para a redução do número de acidentes de trabalho e prestar homenagem póstuma às vitimas, a Fundacentro no Espírito Santo realiza no dia 28, evento para sensibilizar os participantes sobre a necessidade da prevenção dos acidentes de trabalho. Destacam-se na equipe de apoio, Alexandre Custódio Pinto, Antonio Carlos Garcia Junior, Francisco de Almeida Gusmão, Gilcemar Antonio Pereira Endlich, Valéria Ramos Soares Pinto e coordenadores, Maria Angela Pizzani Cruz (Analista em C&T e chefe do CEES) e Antônio Carlos Garcia Junior (Mestre em Saúde Coletiva, Tecnologista da Fundacentro-ES).

O evento conta com as seguintes entidades parceiras: Cerest, MPT, PMV, SRTE e Sindicato de Trabalhadores.

Informações pelo telefone (27) 3315.0040 ou 0044

Aos interessados em saber mais sobre o tema Estresse no Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho disponibiliza publicação para download toda em inglês.

Em 64 páginas, o material apresenta conceitos de estresse no trabalho, estratégias de prevenção, inspeção no trabalho e outros tópicos relacionados ao trabalho.

Confira.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.