Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Deputado federal visita a Fundacentro e conhece as ações desenvolvidas na área de SST

Ações da Fundacentro são discutidas em reunião no CTN

A importância das atividades e projetos desenvolvidos pela instituição e novo concurso foram temas discutidos na reunião

Por A C S / D.M.S. em 20/01/2016

Crédito das fotos: SRI/Alex Pires

A Fundacentro recebeu, ontem, 19/01, o deputado Carlos Zarattini do Partido dos Trabalhadores (PT). O deputado foi recebido pelo chefe da Fundacentro de Santos, Josué Amador da Silva, representando a presidente Maria Amelia Souza Reis; pela pesquisadora e diretora substituta da Diretoria Técnica, Arline Abel Arcuri; pelo assistente Jorge Marques Pontes da Diretoria Executiva; pela analista e substituta da Diretoria de Administração e Finanças, Rosana Gonzaga Franco Melo Massa e pela assessora da presidência, Maria Teresa Cicarelli.

O objetivo da visita do deputado foi para conhecer o espaço físico da instituição e as atividades desenvolvidas pela Fundacentro. Josué Amador e os demais membros que compuseram a mesa de reunião informaram os projetos existentes e as iniciativas da área técnica.

Outro ponto discutido foi a necessidade de haver mais concursos para a instituição, uma vez que os servidores estão se aposentando e o número de funcionários é muito pouco para atender a demanda de trabalhos voltados à saúde e segurança do trabalhador. O último concurso ocorreu em 2010, o qual contratou analistas com nível superior, mas não foi suficiente para suprir a mão de obra.

Além disso, destacaram que outubro deste ano, a Fundacentro completará 50 anos. São 50 anos desenvolvendo atividades nos laboratórios em segurança, higiene e saúde no trabalho, dispõe de uma biblioteca especializada e, sobretudo, profissionais formados em várias áreas e com pós-graduação no Brasil e exterior.

Esses profissionais atuam em São Paulo, Campinas, Santos, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, Pará e Bahia. Desenvolvem pesquisas em SST, fomentam conhecimentos por meio de ações educativas como cursos, seminários, palestras, congressos, produção de material didático e de publicações científicas e informativas e prestação de serviços à comunidade e assessoria técnica a órgãos públicos, empresariais e de trabalhadores.

A implantação da Fundacentro na região Amazônica também é solicitada pelos sindicatos. O quadro de funcionários da Fundacentro no Pará é de três servidores que se desdobram para atender toda região norte. Esse número é pouco com relação à demanda existente e isso dificulta o atendimento em todos os estados pertencentes à região norte. Já em Mato Grosso do Sul, o último pesquisador se aposentou em 2015, existe uma grande preocupação para preencher a vaga.

O número de acidentes de trabalho no país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Proteção de 2015, foram registrados 717.911 acidentes (acréscimo de 0,55 por cento em relação a 2012) e mortes foram de 2.797 (acréscimo de 1,05 por cento). A Previdência Social relata que entre 2007 a 2013 foram registrados cinco milhões de acidentes de trabalho, sendo 45 por cento acabaram em morte, invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego.

Diante de todos os fatos e a importância da existência da Fundacentro que tem como missão assegurar a saúde, segurança do trabalhador e do meio ambiente, o deputado Carlos Zarattini disse que as atividades desenvolvidas pela instituição são de extrema importância à população e que a Fundacentro precisa mostrar os projetos e levar uma proposta à bancada na Câmara dos Deputados, em novembro, quando ocorrem as emendas.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.