Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Fundacentro/RJ discute proteção contra incêndio

Projeto arquitetônico deve pensar na proteção contra incêndio

Componentes arquitetônicos podem retardar a propagação do fogo

Por ACS/C.R. em 11/03/2014

A Fundacentro/RJ realiza a palestra “Proteções Construtivas Passivas contra Incêndio em Edificações” no dia 20 de março, às 14h. O objetivo do evento é discutir o papel da arquitetura na propagação ou retardação do fogo. Alguns componentes arquitetônicos evitam que o fogo se propague rapidamente e podem ser usados na construção de indústrias, shoppings, comércios e casas noturnas.

Um dos casos discutidos será o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria/RS, ocorrido em 27 de janeiro de 2013. No acidente, 243 pessoas morreram, entre elas, 24 trabalhadores. A queima da espuma de poliuretano, usada no isolamento acústico, gerou uma fumaça com substâncias muito tóxicas, como o cianeto.

O debate é fruto de uma parceria entre a regional da Fundacentro, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – Sobes e a Sobes-Rio. “É uma parceria técnica, que visa à troca de conhecimento”, explica a tecnologista da Fundacentro/RJ, Maria Christina Felix, que coordena o evento com a também tecnologista, Maria de Fátima Sousa.

A palestra será proferida pelo presidente da Sociedade de Engenharia de Segurança do Estado do Rio de Janeiro - Sobes-Rio, Robson Barradas. Engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, ele é mestre em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e membro do Núcleo-RJ do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio - CB-24 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A mesa ainda contará com o engenheiro Sidney Leone, coordenador do CB-24/RJ e diretor da Sobes, como debatedor, e o pesquisador e chefe técnico da Fundacentro/RJ, Marçal Jackson Filho, que é engenheiro e doutor em ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – CNAM, da França.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail eventos.cerj@fundacentro.gov.br O evento ocorre no prédio da Fundacentro/RJ, localizado na avenida Presidente Antônio Carlos, 251, 9º andar, no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2508-8548.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.