Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Gráficos informativos mostram acidentes de trabalho

Indicadores

Proposta da Fundacentro é compilar dados estatísticos para auxiliar na leitura

Por ACS/A.R. em 10/09/2013

Criado em 2009, o subsite da Fundacentro “Estatísticas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, passa a disponibilizar os infográficos, ou gráficos informativos.

Considerados uma nova forma de apresentação de dados estatísticos, ou um agrupamento de banco de dados, os infográficos apresentam dados coletados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social, que até então eram disponibilizados apenas em tabelas.

Dinâmicos, os infográficos permitem ao leitor fácil navegação pelos estados da Federação, por ano de interesse e por indicadores, compilados de 1999 a 2011. É possível visualizar a progressão dos acidentes no país e conhecer os índices de acidentabilidade, letalidade, mortalidade e as incidências de doenças do trabalho.

Em um primeiro momento, dois setores foram analisados pelo grupo de trabalho para a elaboração dos infográficos: Transporte Rodoviário de Cargas e Construção Civil.

Marco Bussacos, estatístico da Fundacentro, coloca que há diferenças entre tabelas, normalmente utilizadas em sites e a elaboração de série histórica ora proposta. “As informações ficavam dispersas anteriormente e agora podem ser consultadas em mapas e gráficos organizados e separados por indicadores. Além disso, quisemos criar um subsite capaz de gerar produtos”, diz.

Para a elaboração dos infográficos, a equipe de trabalho, constituída por Sonia Bombardi, Cesar Saito (responsável pela elaboração dos infográficos), Maria Maeno, Marco Antonio Bussacos e Ricardo Luiz Lorenzi, foi utilizado o programa de domínio publico, “tableau public”, voltado para elaboração de mapas e gráficos.

Além dos infográficos, é possível encontrar no subsite, tutorial AEPS InfoLogo com explicações de como navegar e fazer uso de informações da Previdência Social, bancos de dados nacional e internacional, estatísticas de acidentes e doenças do trabalho, outros banco de dados, boletins estatísticos nacionais e internacionais, legislação e relatórios técnicos.

Um terceiro setor apontado para realização de futura pesquisa para inserção nos infográficos será possivelmente a administração pública. Os temas, Transporte Rodoviário de Cargas e Construção Civil foram sugeridos pela Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho (CT-SST), instituída pela Portaria Interministerial n.º 152, de 13 de maio de 2008, dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde.

A Comissão é composta de seis representantes do Governo Federal, seis representantes dos empregadores e seis representantes dos trabalhadores. Compete aos ministérios a sua coordenação, em sistema de rodízio anual, tendo o Ministério do Trabalho e emprego assumido esta responsabilidade a partir de 22 de setembro de 2009 que tem como objetivo, avaliar e propor medidas para implementação no país da Convenção n.º 187 da OIT, que trata da Estrutura de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.