Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Mercúrio será tema de Seminário em agosto

Ciclo do mercúrio

Ainda sem legislação especifica o mercúrio traz efeitos nocivos à saúde do trabalhador

Por ACS/A.R. em 17/07/2013

Presente no amálgama dentário, fabricação de equipamentos hospitalares, lâmpadas fluorescentes, baterias e pilhas e em todo o ciclo de atividades do trabalhador, o mercúrio será tema de Seminário a ser realizado na Fundacentro em São Paulo.

O mercúrio é conhecido há décadas pelos seus efeitos nocivos e seus compostos, incluindo a contaminação ambiental e os efeitos à saúde humana, tais como, danos neurológicos, renal, pulmonar e por meio da cadeia alimentar. No final dos anos cinquenta e inicio dos anos sessenta, a saúde dos pescadores e da população da região da Baia de Minamata, Japão, foi afetada por uma poluição industrial.

Em janeiro de 2013 em Genebra, Suiça, durante a realização da quinta reunião promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sobre o tema, cerca de 140 países discutiram e aprovaram o texto da Convenção de Minamata, relativa ao controle, restrição e banimento do uso do mercúrio, em alguns casos. Essa convenção traz impactos aos setores da indústria, saúde, trabalho, meio ambiente e outras atividades onde o mercúrio e seus compostos possam estar presentes.

Em dois únicos dias, 6 e 7 de agosto, especialistas irão incluir na pauta de discussões do Seminário, recomendação para o desenvolvimento de ações de acordo com a Convenção de Minamata para a saúde do trabalhador.

No evento será apresentado o panorama nacional e internacional onde se inserem as discussões sobre o mercúrio, informações toxicológicas, medidas mitigadoras e de controle ambiental.

Para o coordenador do Seminário, Fernando Sobrinho, o evento tem como principal objetivo discutir as propostas e estratégias para a implementação da Convenção de Minamata no país. “A Fundacentro enquanto instituição participou das discussões da elaboração da Convenção e o país necessita de uma legislação especifica na área”, ressalta o pesquisador.

As inscrições estão abertas no site da Fundacentro – eventos – calendário mês de agosto, ou pelos telefones: 11 3066-6368 / 3066-6323, ou e-mail: sev@fundacentro.gov.br

A taxa de inscrição consiste na entrega, no dia do evento, de 1kg de alimento não perecível.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.