Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Nanotecnologia

Nanotecnologia

Notícias

XVI edição do Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio ambiente (Seminanosoma) e I Seminário Internacional de Nanotecnologia, Desenvolvimento e Trabalho 4.0 (Senano)

 

A Fundacentro, a procuradoria regional do trabalho da 2ª Região e a Rede Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma) organizam os seminários internacionais que abordarão o tema “Nanotecnologia, novas tecnologias e interações entre direito, tecnologia e sociedade: refletindo sobre desafios e incertezas”. Os eventos serão realizados entre os dias 26 e 29 de novembro de 2019, no auditório da PRT2, na rua Cubatão, 322 – Paraíso – São Paulo-SP. As inscrições podem ser realizadas no Portal da Procuradoria. A programação preliminar está disponível neste endereço e haverá transmissão online através do Canal Nanowebtv.

 


 

Nanomateriais Fabricados no Local de Trabalho

 

Em virtude das suas propriedades, os nanomateriais podem apresentar um vasto leque de efeitos potencialmente tóxicos. Tem sido demonstrado que alguns nanomateriais fabricados, embora não todos, representam um maior risco para a saúde do que o mesmo material de escala superior à nanométrica. Por exemplo, foi demonstrado que o dióxido de titânio ultrafino (que pode conter nanopartículas) apresenta maiores efeitos do que as partículas de maior tamanho do dióxido de titânio fino. Os nanotubos de carbono de parede múltipla, do tipo MWCNT-7, foram classificados como possivelmente cancerígenos para os seres humanos, ao contrário de outras partículas de carbono. A classificação varia em função dos diferentes tipos de nanotubos de carbono. Acesse o manual “Nanomateriais fabricados no local de trabalho”.

 


 

Segurança e Saúde no Centro do Futuro do Trabalho

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou no último dia 10 de maio de 2019 o relatório “Segurança e saúde no centro do futuro do trabalho”. De acordo com estimativas recentes divulgadas pela própria OIT, a cada ano 2,78 milhões de trabalhadores morrem de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho e outros 374 milhões sofrem em razão de acidentes ocupacionais não fatais. Estima-se que os dias perdidos no trabalho representam globalmente quase 4% do PIB mundial e, em alguns países, isso aumenta para 6% ou mais.

 

Além do custo econômico, existe um custo intangível, não totalmente reconhecido nesses números, do incomensurável sofrimento humano causado por acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. Isso é trágico e lamentável porque, como as pesquisas e as práticas do século passado demonstraram, elas são amplamente evitáveis.

 

Os riscos psicossociais, o estresse relacionado ao trabalho e as doenças não transmissíveis são uma preocupação crescente para muitos trabalhadores em todas as partes do mundo. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores continuam sendo desafiados por riscos persistentes de saúde e segurança e é importante não negligenciar os trabalhadores que enfrentam esses riscos quando olhamos para o futuro.


Curso Anual: Nanotecnologia, Novas Tecnologias e Impactos na Saúde do Trabalhador

 

O material do curso "Nanotecnologia, Novas Tecnologias e Impactos na Saúde do Trabalhador" realizado entre 16 e 18 de julho de 2019, das 08:30 h às 17:30 h no Centro Técnico Nacional - CTN, rua capote Valente, 710 - São Paulo / SP estão disponíveis em Cursos 2019.


NOTA TÉCNICA: Os desafios da saúde e segurança no trabalho para uma produção segura com o uso de nanotecnologia

 

Fundacentro publica nota técnica de alerta como parte do seu esforço em promover o uso seguro de nanotecnologias na sua produção e utilização, visando à preservação da saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras. O documento foi desenvolvido no âmbito do projeto: Impactos das nanotecnologias e outras novas tecnologias na saúde dos trabalhadores e meio ambiente sob a coordenação da pesquisadora, Arline Arcuri. Durante o seu processo de elaboração contou-se também com a contribuição de técnicos da instituição e externos, membros de sindicatos de trabalhadores e outros órgãos reunidos no Grupo de Discussão de Nanotecnologia na Fundacentro. O documento já pode ser lido na íntegra no endereço Nota Técnica.


Impactos à Saúde dos Trabalhadores das Nanotecnologias e Outras Novas Tecnologias

 

As apresentações do Curso 2018 de nanotecnologia da Fundacentro: Impactos à Saúde dos Trabalhadores das Nanotecnologias e Outras Novas Tecnologias já estão disponíveis em Cursos - 2018

 


Organização Mundial da Saúde (OMS) lança manual de classificação de riscos de nanomateriais

 

A Organização Mundial da Saúde lançou um manual de classificação de riscos de nanomateriais sob o título Revisão sistemática de evidências para o desenvolvimento de diretrizes que visam proteger os trabalhadores dos potenciais riscos dos nanomateriais que está disponível para download.

 


Organização Mundial da Saúde (OMS) lança livro sobre nanotecnologia

 

A Organização Mundial da Saúde lançou um livvro que tem participação de pesquisadores da FUNDACENTRO  sob o título proteção dos trabalhadores contra potenciais riscos dos nanomateriais que está disponível para download.

 


 

NANOREG lança repositório de dados e disponibiliza relatório final sobre os efeitos dos nanomateriais na saúde humana e meio ambiente

 

O projeto NANOREG foi criado pela União Europeia para coletar e promover estudos sobre nanomateriais a fim de subsidiar gestores com dados para regulação da produção e manuseio destes produtos. Entre as suas finalidades estão: (i) obter respostas e soluções a partir de dados existentes, complementando com novos conhecimentos, (ii) obter instrumentos para caracterização de riscos, teste do toxicidade e medidas de exposição, (iii) desenvolver, a longo prazo, novas estratégias de inovação, (iv) estabelecer uma colaboração entre autoridades, indústria e ciência levando a uma aplicação eficaz e prática do gerenciamento de riscos com nanomateriais e produtos contendo estes materiais. Este projeto contou com a colaboração de mais de 85 parceiros institucionais de Estados membros da União Europeia, Estados associados, a República da Coréia e o Brasil para o desenvolvimento de métodos confiáveis, reproduzíveis e relevantes para testar e avaliar os efeitos dos nanomateriais sobre saúde humana e meio ambiente em um contexto regulatório.

 

O projeto que teve duração de 48 meses e encerrou-se em 28 de fevereiro de 2017 com o custo aproximado de 50 milhões de euros. Segundo as informações da União Europeia, como este foi, provavelmente, o primeiro projeto de segurança em nanotecnologia, todas as informações e conhecimentos gerados nele foram disponibilizados para outras partes imediatamente após a sua finalização. O repositório de resultados do NANOREG serve como ponto central para acessar todos os resultados através de link para os documentos mais importantes, dados e outras informações de interesse.

 

O projeto de nanotecnologia da FUNDACENTRO vinha acompanhado as iniciativas do NANOREG e passará a disponibilizar no seu site sobre nanotecnologias algumas informações de livre acesso e de interesse da SST, como por exemplo, as medidas de gestão de risco e os modelos de exposição ocupacional estudados pelo projeto NANOREG. A organização do material será do servidor Jorge Pontes e a coordenação técnica da pesquisadora Arline Arcuri.

 

Ressaltamos que, a divulgação deste material não representa uma posição oficial da Fundacentro ou do governo brasileiro, contudo constitui-se em uma forma de divulgar o conhecimento científico e de subsidiar os debates sobre nano segurança no país, em uma iniciativa em que o Brasil foi participante. Os documentos originais podem ser consultados no repositório NANOREG.

 

Fonte: Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda (União Europeia) e projeto Nanotecnologia da Fundacentro

 

Destaques

 

 

 

 

 

 

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.