Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Nanotecnologia

Nanotecnologia

Notícias

NANOREG lança repositório de dados e disponibiliza relatório final sobre os efeitos dos nanomateriais na saúde humana e meio ambiente

 

O projeto NANOREG foi criado pela União Europeia para coletar e promover estudos sobre nanomateriais a fim de subsidiar gestores com dados para regulação da produção e manuseio destes produtos. Entre as suas finalidades estão: (i) obter respostas e soluções a partir de dados existentes, complementando com novos conhecimentos, (ii) obter instrumentos para caracterização de riscos, teste do toxicidade e medidas de exposição, (iii) desenvolver, a longo prazo, novas estratégias de inovação, (iv) estabelecer uma colaboração entre autoridades, indústria e ciência levando a uma aplicação eficaz e prática do gerenciamento de riscos com nanomateriais e produtos contendo estes materiais. Este projeto contou com a colaboração de mais de 85 parceiros institucionais de Estados membros da União Europeia, Estados associados, a República da Coréia e o Brasil para o desenvolvimento de métodos confiáveis, reproduzíveis e relevantes para testar e avaliar os efeitos dos nanomateriais sobre saúde humana e meio ambiente em um contexto regulatório.

 

O projeto que teve duração de 48 meses e encerrou-se em 28 de fevereiro de 2017 com o custo aproximado de 50 milhões de euros. Segundo as informações da União Europeia, como este foi, provavelmente, o primeiro projeto de segurança em nanotecnologia, todas as informações e conhecimentos gerados nele foram disponibilizados para outras partes imediatamente após a sua finalização. O repositório de resultados do NANOREG serve como ponto central para acessar todos os resultados através de link para os documentos mais importantes, dados e outras informações de interesse.

 

O projeto de nanotecnologia da FUNDACENTRO vinha acompanhado as iniciativas do NANOREG e passará a disponibilizar no seu site sobre nanotecnologias algumas informações de livre acesso e de interesse da SST, como por exemplo, as medidas de gestão de risco e os modelos de exposição ocupacional estudados pelo projeto NANOREG. A organização do material será do servidor Jorge Pontes e a coordenação técnica da pesquisadora Arline Arcuri.

 

Ressaltamos que, a divulgação deste material não representa uma posição oficial da Fundacentro ou do governo brasileiro, contudo constitui-se em uma forma de divulgar o conhecimento científico e de subsidiar os debates sobre nano segurança no país, em uma iniciativa em que o Brasil foi participante. Os documentos originais podem ser consultados no repositório NANOREG.

 

Fonte: Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda (União Europeia) e projeto Nanotecnologia da Fundacentro

 

Destaques

 

 

 

 

 

 

Declaração de exoneração de responsabilidade

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.