Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Nanotecnologia

Nanotecnologia

Notícias

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS DE PÔSTERES PARA APRESENTAÇÃO NO XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE – SEMINANOSOMA

 

TRABALHOS SELECIONADOS

 

Adriano Antero L. C. Gama Filho

Inteligência artificial e nanotecnologia um futuro próximo na otimização dos alimentos

Camila Gagliardi

Nanotecnologia como uma nova forma de evolução da cadeia produtiva alimentícia: uma análise acerca dos aspectos econômicos e sociais no âmbito brasileiro

Daniele Weber Silva Leal

A gestão do risco do nanowaste: mais um desafio das nanotecnologias

Igor Prosperi

Análise sociojurídica dos Projetos de lei  5.133/13 e 6.741/13

Isabelle de Cassia Mendonça

O diálogo jurídico com o campo nanotecnológico:

A necessária interface aliada à sustentabilidade

Isarita Martins

Nanotubos de carbono revestidos com comonômeros hidrofílicos para extração direta de ácido s-fenilmercaptúrico em urina

Jose Renato Alves Schmidt

Produtos de consumo com nanomateriais

Juliana Correia Almeida

Teoria social e desenvolvimento da ciência e da técnica

Karen Santos Silva

Soldagem e inalação

Kleper de Oliveira Rocha

Materiais Nanoestruturados

Márcio de Queiroz Murad

Produção de particulados em fumos metálicos

Myrrena Inácio

A ciência, tecnologia e inovação para as doenças negligenciadas no brasil: aproximações entre os determinantes ambientais da saúde

Patrícia Santos Martins

Marcos regulatórios nanoespecíficos

Sheila Rodrigues

Nanotecnologia e mercados de cosméticos

Tatiana Conceição Fiore de Almeida

Nanotecnologia impactos nos benefícios previdenciários

 

O candidato deverá confeccionar o pôster às suas expensas com as seguintes especificações: Quanto ao tamanho: 120 cm de altura x 90 cm de largura; quanto ao material: pode ser em lona ou plástico ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para esse fim; quanto à forma de afixação: deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais; quanto ao conteúdo, deverá apresentar: Título em destaque (maiúsculas); Nome dos autores (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da Instituição a que está vinculado; Local onde foi ou está sendo realizada a pesquisa; Linha temática; No corpo do pôster: a) Introdução; b) Problema de pesquisa; c) Objetivo; d) Material e Métodos; e) Resultados e Discussão; f) Conclusões e Referências Bibliográficas.

 

Cada autor dos pôsteres selecionados receberá um certificado após o término do evento, ressaltando que não haverá premiação ou pagamentos. Quaisquer dúvidas entrem em contato através do e-mail seminanosoma2018@gmail.com.


NOTA TÉCNICA: Os desafios da saúde e segurança no trabalho para uma produção segura com o uso de nanotecnologia

 

Fundacentro publica nota técnica de alerta como parte do seu esforço em promover o uso seguro de nanotecnologias na sua produção e utilização, visando à preservação da saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras. O documento foi desenvolvido no âmbito do projeto: Impactos das nanotecnologias e outras novas tecnologias na saúde dos trabalhadores e meio ambiente sob a coordenação da pesquisadora, Arline Arcuri. Durante o seu processo de elaboração contou-se também com a contribuição de técnicos da instituição e externos, membros de sindicatos de trabalhadores e outros órgãos reunidos no Grupo de Discussão de Nanotecnologia na Fundacentro. O documento já pode ser lido na íntegra no endereço Nota Técnica.


Impactos à Saúde dos Trabalhadores das Nanotecnologias e Outras Novas Tecnologias

 

As apresentações do Curso 2018 de nanotecnologia da Fundacentro: Impactos à Saúde dos Trabalhadores das Nanotecnologias e Outras Novas Tecnologias já estão disponíveis em Cursos - 2018

 


Organização Mundial da Saúde (OMS) lança manual de classificação de riscos de nanomateriais

 

A Organização Mundial da Saúde lançou um manual de classificação de riscos de nanomateriais sob o título Revisão sistemática de evidências para o desenvolvimento de diretrizes que visam proteger os trabalhadores dos potenciais riscos dos nanomateriais que está disponível para download.

 


Organização Mundial da Saúde (OMS) lança livro sobre nanotecnologia

 

A Organização Mundial da Saúde lançou um livvro que tem participação de pesquisadores da FUNDACENTRO  sob o título proteção dos trabalhadores contra potenciais riscos dos nanomateriais que está disponível para download.

 


 

NANOREG lança repositório de dados e disponibiliza relatório final sobre os efeitos dos nanomateriais na saúde humana e meio ambiente

 

O projeto NANOREG foi criado pela União Europeia para coletar e promover estudos sobre nanomateriais a fim de subsidiar gestores com dados para regulação da produção e manuseio destes produtos. Entre as suas finalidades estão: (i) obter respostas e soluções a partir de dados existentes, complementando com novos conhecimentos, (ii) obter instrumentos para caracterização de riscos, teste do toxicidade e medidas de exposição, (iii) desenvolver, a longo prazo, novas estratégias de inovação, (iv) estabelecer uma colaboração entre autoridades, indústria e ciência levando a uma aplicação eficaz e prática do gerenciamento de riscos com nanomateriais e produtos contendo estes materiais. Este projeto contou com a colaboração de mais de 85 parceiros institucionais de Estados membros da União Europeia, Estados associados, a República da Coréia e o Brasil para o desenvolvimento de métodos confiáveis, reproduzíveis e relevantes para testar e avaliar os efeitos dos nanomateriais sobre saúde humana e meio ambiente em um contexto regulatório.

 

O projeto que teve duração de 48 meses e encerrou-se em 28 de fevereiro de 2017 com o custo aproximado de 50 milhões de euros. Segundo as informações da União Europeia, como este foi, provavelmente, o primeiro projeto de segurança em nanotecnologia, todas as informações e conhecimentos gerados nele foram disponibilizados para outras partes imediatamente após a sua finalização. O repositório de resultados do NANOREG serve como ponto central para acessar todos os resultados através de link para os documentos mais importantes, dados e outras informações de interesse.

 

O projeto de nanotecnologia da FUNDACENTRO vinha acompanhado as iniciativas do NANOREG e passará a disponibilizar no seu site sobre nanotecnologias algumas informações de livre acesso e de interesse da SST, como por exemplo, as medidas de gestão de risco e os modelos de exposição ocupacional estudados pelo projeto NANOREG. A organização do material será do servidor Jorge Pontes e a coordenação técnica da pesquisadora Arline Arcuri.

 

Ressaltamos que, a divulgação deste material não representa uma posição oficial da Fundacentro ou do governo brasileiro, contudo constitui-se em uma forma de divulgar o conhecimento científico e de subsidiar os debates sobre nano segurança no país, em uma iniciativa em que o Brasil foi participante. Os documentos originais podem ser consultados no repositório NANOREG.

 

Fonte: Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda (União Europeia) e projeto Nanotecnologia da Fundacentro

 

Destaques

 

 

 

 

 

 

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.