Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Classificações Estatísticas

Geralmente, uma classificação estatística é um conjunto de categorias discretas (no sentido matemático do termo), exaustivas e mutuamente exclusivas que podem ser atribuídas a uma ou mais variáveis utilizadas na coleta e apresentação de dados e que descrevem as características de uma determinada população (ONU, 2013).

 

Há um numeroso elenco de classificações estatísticas de interesse para as Políticas Públicas de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) bem como para as politicas de emprego, renda, educação, seguridade social, entre outras – de interesse à saúde do trabalhador. Dentre elas, destacam-se as classificações de atividades econômicas e as de ocupações. Há também classificações estatísticas de doenças – cuja apreciação foge ao escopo desta apresentação sumária – mas que têm amplo uso na atualidade: em práticas de Saúde Pública, na gestão de serviços de saúde (sejam públicos ou privados), na pesquisa médica / da área de saúde, na compilação de dados de saúde em anuários estatísticos da Previdência Social, etc.

 

Sendo assim, aqui você vai encontrar informação básica sobre algumas das classificações estatísticas de ocupações e de setores de atividade econômica em uso no Brasil e no mundo, mediante links que remetem a outras páginas na web, o que propicia acesso a documentos selecionados – e sua leitura.

 

 

 

Classificações estatísticas de ocupações 

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.