Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Notícias/Clipping - Ramazzini

Fundacentro realiza exposição sobre Ramazzini


A retrospectiva em ilustrações, textos e material de documentação do pai da medicina do trabalho, Bernardino Ramazzini (1633-1714). A mostra, organizada por Maria Luiza Azevedo, do Espaço Memória Fundacentro, inclui também um vídeo sobre o médico italiano, com entrevistas e depoimentos de especialistas.

Revolucionário e polêmico, Ramazzini identificou doenças típicas e diagnósticos por perfil de atividade, inaugurando a prevenção de doenças do trabalho e estabelecendo um marco na área de saúde em pleno século 18. Ramazzini combinou literatura e ciência, pois além de médico da corte era músico e poeta. Sua obra, referência e inspiração no campo da Segurança e Saúde do Trabalhador, traduzida por Raimundo Estrêla, no livro Das Doenças dos Trabalhadores, passou por uma criteriosa seleção de imagens e foi transformada em um imenso painel fotográfico.

Livro de Ramazzini-Estrêla é curioso e sensível por abordar as condições e a rotina de trabalho de mineiros, químicos, farmacêuticos, militares, iatraliptas (massagistas) entre outras; e de atividades, como a dos cloaqueiros, que ainda existem nas grandes cidades,
"... apiedado de seu labor impróprio, interroguei-o por que trabalhava tão afanosamente a não agia com menos pressa, para que não se cansasse demasiadamente, com o excessivo esforço. Então, o miserável, levantando a vista e olhando-me desse antro, respondeu: Ninguém que não tenha experimentado poderá imaginar quanto custaria permanecer nesse lugar durante mais de quatro horas porque ficaria cego...".

Informações: (11) 3066-6323 / 3066-6368 / 3066-6116
e-mail: sev@fundacentro.gov.br

 


Fundacentro recebe prêmio por publicação de livro de Ramazzini

 

A Fundacentro conquistou o primeiro lugar na categoria Entidade pela publicação do livro "As Doenças dos Trabalhadores", de Bernardino Ramazzini, durante a apresentação de livros e publicações sobre prevenção de riscos de acidentes, saúde ocupacional e preservação do meio ambiente, realizada durante as Jornadas Latino-Americanas de Segurança e Higiene no Trabalho, promovidas em Florianópolis, de 3 a 7 de dezembro de 2001, pela Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes, com o apoio da Fundacentro.

"O prêmio ao livro de Ramazzini representa o reconhecimento do trabalho realizado, não só pelo médico italiano, pioneiro em segurança e saúde do trabalhador, como pela Fundacentro, que editou sua obra em capa dura e papel pólen, graças à tradução do pesquisador Raimundo Estrêla", afirma Maria Luiza Azevedo, coordenadora do Espaço Memória Fundacentro. Bernardo Bedrikow, médico do trabalho, acrescenta que "a publicação além de seu valor histórico, contribui para ampliar o conhecimento das relações entre saúde e trabalho e portanto para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores".

Bernardino Ramazzini foi um médico que no século XVII, escreveu o primeiro livro sobre as doenças dos trabalhadores, estabelecendo uma relação entre o estado de saúde e o ofício exercido. O reconhecimento da importância deste livro é mundial, e houve em todo o mundo inúmeras comemorações pelos 300 anos de aniversário da publicação da primeira edição escrita em latim e publicada em Modena, em 1700.

Além da edição do livro, a Fundacentro organizou uma exposição sobre a vida e a obra "As Doenças dos Trabalhadores" de Bernardino Ramazzini. O conteúdo da exposição foi elaborado através de pesquisa documental e o resultado são 12 painéis fotográficos com textos extraídos do livro e ilustrações das profissões da época, reprodução das capas em outras línguas, e outros documentos.

O livro "As Doenças dos Trabalhadores" está à venda no Setor de Vendas de Publicações da Fundacentro e custa R$ 25. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3066-6315 e 3066 6316 ou e-mail: biblioteca@fundacentro.gov.br

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.