Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

2005

28 de Abril
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

 

Desde 1995, o 28 de abril vem sendo lembrado como um dia em homenagem às vítimas de acidentes, doenças e das formas degradantes de trabalho. O movimento começou no Canadá e logo se espalhou por diversos países, por iniciativa de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, como a Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres – CIOLS e o Conselho Consultivo Sindical da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – TUAC/OCDE. Em 2003, a OIT adotou o 28 de abril como o dia oficial para a segurança e saúde nos locais de trabalho.


Anualmente, segundo estimativas da OIT, ocorrem no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de 4 dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, 5.000 pessoas devido a acidentes ou doenças relacionados com o trabalho.


No Brasil, em 2003, foram registrados 390 mil casos de acidentes e doenças no trabalho, que resultaram em 2582 mortes de trabalhadores. Esses dados, porém, são parciais, pois refletem apenas o que acontece entre os trabalhadores do mercado formal de trabalho. Ficam fora das estatísticas as ocorrências relacionadas a trabalhadores rurais, servidores públicos e a um enorme contingente de homens e mulheres que exercem atividades para o sustento próprio e de seus dependentes.


Entre nós, a data também foi celebrada pela primeira vez em 2003, por iniciativa da FUNDACENTRO e do Ministério do Trabalho. A proposta, que vai além da celebração pura e simples da data e, mesmo da reflexão sobre o problema, traz consigo um compromisso do governo com a melhoria das condições de vida do trabalhador brasileiro.


Programação para São Paulo - SP

 

12:00       

Ato público promovido pelo Coletivo Estadual de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente - Secretaria de Políticas Sociais da CUT - SP.
Local: Praça do Patriarca, Centro, São Paulo - SP.

14:30

Ato em memória das vítimas de acidentes e doenças no trabalho:

- Exibição do vídeo sobre o 28 de abril.
- Lançamento do Fórum em Defesa das Mãos, reunindo representantes do Governo, de sindicatos de trabalhadores e de empregadores e de associações profissionais.
- Palestra: A importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho envolvendo as mãos.
Por Bernardo Bedricow.
Local: Auditório da FUNDACENTRO. Rua Capote Valente, 710, Cerqueira César, São Paulo-SP

17:00

Passeata de trabalhadores promovida pela Força Sindical, saindo da rua Tamandaré, na Liberdade, em direção à praça da Sé, Centro – SP, onde haverá concentração e realização de ato público.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.